terça-feira, 8 de junho de 2010

Cidadania na escola



Educação para a cidadania
Como pressuposto básico se espera uma educação vinculada à vivência da cidadania, porém, constata-se que a educação não está conseguindo despertar adequadamente para a cidadania, na maioria dos casos, levando em conta a conjuntura sócio-histórica das instituições escolares.
Educação e cidadania são interdependentes. A educação é inerente a qualquer sociedade, mas nem toda sociedade viabiliza uma educação cidadã. Educação para a cidadania exige um projeto político, o projeto democrático. Cidadania caracteriza-se pela participação consciente dos cidadãos nas decisões e uma obediência consciente às normas democraticamente estabelecidas. Participação consciente e esclarecida é o núcleo central da cidadania.
Nesta lógica, a educação para a cidadania requer envolvimento cognitivo e afetivo do indivíduo. O repasse simples de informações e conhecimentos raramente consegue motivar as pessoas à participação. As escolas freqüentemente ficam no nível da transmissão de conhecimentos, sem envolver o aluno.
Portanto, a maneira cidadã de viver combina com participação, esclarecimento, envolvimento afetivo, espírito crítico, debate, resolução pacífica dos conflitos e oposição ao autoritarismo. Falar de cidadania e falar de democracia política é substituir o uso da força pela força dos argumentos.

O preconceito contra a política nas escolas prejudica a formação para a cidadania. Muitos educadores e servidores da educação têm aversão em relação à política, golpe fatal contra a cidadania. A tentativa de afastar a política (política no sentido amplo) das escolas é um dos fatores fundamentais para o fracasso do sistema escolar, pois levou e ainda leva os indivíduos a se preocupar com conhecimentos científicos e politicamente neutros, deixando-os despreparados para entender e atuar numa sociedade marcada pelos conflitos e pelas desigualdades.
Nessa sociedade em rápida transformação, cidadania depende cada vez mais da educação. No atual contexto tecnológico, de consumo e da mundialização da economia e da cultura, os indivíduos são seduzidos a viver os valores das grandes elites econômicas nos mais diversos aspectos da vida social. Por isso a cidadania necessita de um elevado nível de socialização do saber científico. Do contrário, seremos apenas consumidores ou não, dependendo da nossa condição socioeconômica e dos nossos valores.
A adesão aos valores democráticos (liberdade, pluralismo, resolução pacífica dos conflitos, eleições, etc.) e a participação política estão diretamente relacionadas ao nível de escolaridade. O que afasta a maioria dos indivíduos da participação política são os valores neoliberais. Nesta reinante concepção econômica e social o indivíduo tem valor de acordo com a sua capacidade de consumo. Somos tratados como consumidores e não como cidadãos.
Ser cidadão significa lutar por seus direitos em todos os espaços. Assumir o valor da cidadania significa reafirmar o valor da solidariedade contra o valor do individualismo, o valor da cooperação contra o valor da competição, o valor do público contra a exaltação do privado…
Ernani L. Bohnenberger/Func. Público

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