quarta-feira, 9 de junho de 2010

Aspectos teóricos da Educação infantil




A história e política da educação infantil nos fazem entender todo contexto social e político na qual as crianças de hoje estão inseridas, valendo ressaltar que, grandes mudanças ocorreram nas instituições de educação infantil desde sua criação, assim como significativas mudanças ocorrem em nossa sociedade de uma década para outra e isso afeta diretamente todo contexto familiar e social das crianças,como enfatiza Vigotsky que é na relação com o meio, na troca entre pessoas que desenvolvemos funções mentais e nos constituímos enquanto sujeitos.
Essas funções mentais serão fundamentais para o desenvolvimento da aprendizagem, com essas informações passamos a compreender possíveis atitudes dentro de cada fase de desenvolvimento das crianças, mais particularmente na fase pré-operatório na qual o trabalho está focado.
A importância de desenvolver esse trabalho parte do ponto de contribuir com novas reflexões na área educacional associada a outras obras, lembrando que grande parte delas destina um capítulo para abordar sobre esse tema, a fim de proporcionar os pais e profissionais de educação, ou não, um suporte para compreender quão significativo e necessário para o aluno é essa união entre as duas instituições na qual está ativamente inserido.
Visando assim alcançar os dois principais objetivos dessa interação, permitir aos pais o conhecimento da proposta pedagógica e complementar o trabalho desenvolvido nas escolas. (Kramer, Sônia(org), Com a pré-escola nas mãos.2005.p.100) Para uma maior qualidade no trabalho e garantia dos direitos das crianças, enquanto sujeito de direitos, tendo esses garantidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente(ECA) conforme artigo 4º

(...) esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, liberdade e à convivência familiar e comunitária. Parágrafo único: A garantia de primazia em receber proteção e socorro em quaisquer circunstâncias, procedência de atendimento nos serviços públicos ou de relevância pública, preferência na formulação e execução das políticas sociais públicas destinação privilegiada de recursos públicos as áreas relacionadas com a proteção à infância e juventude.

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